MDT 30m para Portugal

Olá a todos.

Hoje venho inaugurar uma parte essencial do fórum e, penso eu, deste blog, que trata acerca do nosso Mestrado, mas, também de novidades acerca da nossa área e é isso mesmo que eu pretendo abordar.

MDT Portugal 30m (a base deste artigo é o blog Via Sig)

Em Junho do ano passado (2009), foi publicado o modelo digital do terreno global disponibilizado online e gratuitamente pelos EUA e Japão. Na altura, havia a esperança de que algum voluntário se oferecesse para obter os dados para Portugal, os processar e disponibilizar à comunidade. Hoje, é conhecida apenas a iniciativa da ESRI Portugal, que fez estes passos e disponibilizou o MDT aos seus utilizadores através do ArcGIS Online, permitindo o download dos dados já processados ou a sua utilização no ArcGIS de forma remota. O acesso remoto inclui até acesso via WMS, permitindo assim o acesso por utilizadores de outro software (não-ESRI). O endereço WMS pode ser consultado na lista de servidores nacionais WMS do grupo OSGeo-PT. Basta fazer copy/paste para um programa como Arcgis, QGIS ou o gvSIG para utilizar este MDT. Mais informação sobre o serviço e todas as formas de lhe aceder pode ser consultada no ArcGIS Online.

Mas para os utilizadores que preferem fazer o download dos dados, a solução da ESRI não é tão universal, já que o formato dos dados permite apenas a sua utilização em ArcGIS – isto porque o mdt é disponibilizado numa File Geodatabase.

Assim, foi feito esse pequeno trabalho, utilizado o MDT tratado na altura, e colocado online. Os passos que fiz foram estes:

  • convertido o mdt para o formato mais universal possível – GeoTIFF;
  • reprojectados os dados para o sistema de coordenadas também mais usado – Hayford-Gauss Datum 73;
  • comprimido o resultado num arquivo 7zip;
  • coloquei numa partilha pública no SkyDrive (serviço da Microsoft que oferece 25GB gratuitos).

Pode assim obter o mdt de 30m para Portugal acedendo a esta página e clicando na opção “Transferir”. (Brevemente este estará também no dropbox)


Algumas Notas


A reprojecção foi aplicada aos dados originais usando os parâmetros do IGP para a transformação Bursa-Wolf de WGS84 para DT73.

O ficheiro GeoTIFF foi criado usando o GDAL, e foi criado sem compressão (343MB), para depois conseguir atingir uma compressão elevada usando o 7zip. Só assim se conseguiu um arquivo com menos de 50MB, o máximo permitido pelo SkyDrive para um só ficheiro.

Para descomprimir o arquivo 7z é preciso usar o programa 7zip que podemos obter no site do 7zip:

- Versão 32 Bits

- Versão 64 Bits

O valor que representa ausência de dados no GeoTIFF é 32767. Pode ser confirmado usando o seguinte comando do GDAL:
gdalinfo –nogcp –nomd –norat –noct mdt_aster_pt_D73_GeoTIFF.tif
Depois de obter o GeoTIFF de 343MB, podemos convertê-lo para um GeoTIFF comprimido de 54MB, o que permite poupar algum espaço em disco. O comando para esta conversão é o seguinte:
gdal_translate -of GTIFF -co COMPRESS=LZW -co PREDICTOR=2 -co TFW=YES mdt_aster_pt_D73.tif mdt_aster_pt_D73_lzw.tif


Licença ASTER


A licença destes dados pode ser consultada aqui:
Open Access. Data from ASTER GDEM
https://lpdaac.usgs.gov/lpdaac/about/news_archive/wednesday_october_07_2009

Uma vez que os dados foram reprojectados, podem ser distribuídos.

Mais informação sobre o MDT ASTER:
http://www.gdem.aster.ersdac.or.jp/



Quem tiver dúvidas ou simplesmente quer comentar este artigo pode utilizar no fórum o tópico apropriado - MDT 30m para Portugal


2 comentários:

Paulo Santos disse...

João já está.
Obrigado

João M. disse...

de nada companheiro. Aquele abraço.

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT