Tableau Public



Boa tarde.

Hoje venho falar de uma ferramenta que apareceu há relativamente pouco tempo nos canais internéticos e que pode ser útil, extremamente útil. Essa ferramenta é o Tableau, mais propriamentea sua versão grátis, o Tableau Public.

Numa explicação simplória poderia dizer-vos que o Tableau permite (basicamente) importar dados (na sua versão grátis apenas Access, Excel e Text) utilizando para isso uma aplicação, a qual nos é induzida a fazer o download depois de feito o registo, podendo depois organizá-los visualmente da forma que melhor entendermos utilizando para isso o extenso rol de menus e opções existentes.

O que pode não ser fácil de entender à primeira vista é a vantagem que isto nos proporciona,  trazer dados estáticos e sem grande significado à vida, tornando-os manuseáveis e dinâmicos,  mas, o mais simples é mesmo recorremos a um exemplo. Imaginemos que é possível pegar numa base de dados sobre transportes, importá-la para o Tableau com os mesmos relacionamentos que tínhamos no Access, escolher alguns campos e fazermos uma página fabulosa com todos os elementos dos transportes organizados de modo intuitivo os quais são passíveis de pesquisar dinâmicamente mediante a informação que tenhamos na base de dados e depois exportá-la em vários formatos. E o melhor, é possível integrar o resultado do nosso trabalho no Tableau na web. É possível criar uma quantidade inimaginável de gráficos e visualizações dinâmicas para dados em Excel, havendo, portanto, todo um mundo de possibilidades de utilização que a função básica e gratuita deste programa nos oferece.

Aconselho-vos a verem vocês próprios como tudo funciona:
Criem o registo AQUI

E aqui mais um exemplo do Wall Street Journal

Agora algumas imagens:






Testem este maravilhoso produto. Eu considero-o extremamente útil.








0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT