Programa Critech - Comissão Europeia



Bom Dia.

Hoje venho falar-vos do Programa Critech (Tecnologias de Resposta para a Monitorização de Crises )(Site AQUI), propalado pela Comissão Europeia e mais particularmente pelo Instituto para a Protecção e Segurança dos cidadãos que trata de dotar de ferramentas tecnológicas para a gestão de crises provocadas por catástrofes naturais.
Trata-se de um Portal que contém entre outros elementos, o GDACS - um mapa que regista os eventos do tipo catástrofe natural que se vão recebendo via RSS.
Está pensado para servir de ferramenta de apoio a equipas de protecção civil durante a gestão de uma crise. Para tal, oferece uma API que permite realizar as seguintes funções:

  • Seleccionar o mapa base que se visualizará. Aqui poderemos destacar que além do Google Maps e do Bing Maps da Microsoft também permite incorporar como mapa base o Openstreetmap.
  • Adicionar capas sobrepostas ao mapa
  • Adicionar fontes de dados GeoRSS
  • Adicionar ficheiros externos em formato KML
  • Adicionar capas provenientes de Web Map Services

Além disso o Critech contempla ferramentas para localizar lugares mais próximos, para medir distâncias ou para localizar os aeroportos mais próximos. Dispõe de vários acessos do tipo Geocoding para a procura de lugares.

Uma vez construído o mapa, o Critech permite-nos grava-lo em formato gráfico (png) ou aponta-nos uma URL que nos permite aceder desde um navegador ao mapa com todas as características adicionais que tenhamos adicionado.
Podemos aceder ao manual pelo seguinte LINK onde estão as explicações das funções básicas do portal, assim como os parâmetros que são necessários colocar com o URL para aceder a mapas personalizados.

Adicional ao portal descrito, o Centro de Pesquisa da Comissão Europeia mantém outros portais interessantes que se relacionam com este tema.



0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT