Mirone e uns Tutoriais







Olá mais uma vez.

Desta vez venho colocar um texto sobre uma útil ferramenta chamada Mirone (Site AQUI). Esta ferramenta tem sede na Universidade do Algarve, é baseada em MATLAB mas também existe em versão stand alone para Windows e serve para fazer o display e a manipulação de um número largo de grelhas e imagens através do seu interface com a livraria GDAL.
O seu grande propósito é o de providenciar aos utilizadores uma interface gráfica  para manipular grelhas GMT. Adicionalmente, oferece uma grande variedade de ferramentas dedicas a tópicos relacionados com as Ciências da Terra, incluindo ferramentas para planeamento de vários assuntos, estudos de deformações elásticas, modelos de propagação de tsunamis, computação de de campos magnéticos terrestres e inversões magnéticas de Parker.
Além das capacidades de processamento de imagens e grelhas, o Mirone tem também ferramentas para medir comprimentos, áreas, azimutes, registar imagens, digitalizar, desenhar linhas, circulos, quadrados, plotar símbolos, texto, etc. Todos estes elementos gráficos podem ser editados, movidos interactivamente e gravados para o disco como, x, y e ficheiros ascii.

Download do Mirone pode ser feito AQUI
Manual está AQUI ou AQUI (em PDF)

Exemplos da Utilidade desta Ferramenta (retirar imagens georeferenciadas do Virtual Earth)

Um dos exemplos da utilidade desta Ferramenta pode ser encontrado AQUI
Este exemplo consiste em retirar imagens georeferenciadas do Virtual Earth e reprojecta-las utilizando o GDAL para coordenadas geográficas. Não reproduzi todo o tutorial que está no link que referi acima porque o acho bastante intuitivo.
Aliás, o referide site - Mirone Howtos é um excelente recurso para se retirarem tutoriais e exemplos do potencial da ferramenta Mirone.





0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT