2º Trabalho - Inês Marafuz

Passos efectuados:
1. Exportei a minha área de trabalho (Santa Maria da Feira) do OpenStreetMap, gravando no formato osm.
2. Adicionei o ficheiro ao Quantum Gis através do Plugin que permite adicionar informação do OpenStreetmap (Load OpenStreetMap from file).
O ficheiro vem em coordenadas geográficas, que não interessam para o trabalho em questão, visto que se pretende obter resultados em metros. Assim, recorri ao Quantum Gis - Vector – Data management tools – export to new projection e atribui o sistema ETRS89/ Portugal TM06 (EPSG: 3763).
3 - Para colocar as shapefiles no PostgreSQL, criei uma nova base de dados e na consola do linux inseri o comando “gshp2pgsql”, introduzindo cada shape (polígonos, linhas e pontos) e o “id” do sistema de coordenadas (3763).

Elaboração das queries

Query 1 - Query da contagem do número total de linhas criadas. O procedimento para a contagem do número total de pontos e polígonos é o mesmo (ex: select count (pontos.user) from pontos where pontos.user like '%Markus%').













Query 2 - O objectivo desta query foi saber qual o nome dos pontos criados (procede-se da mesma forma para saber o nome das linhas e polígonos).




















Query 3 – Query que permite saber qual a linha com menor comprimento.












Query 4 - A query anterior também podia ser aplicada aos polígonos. Assim, a realização desta query teve como objectivo mostrar que é possível saber qual o polígono com maior área.











Query 5 - Para além de ser possível conhecer a área dos polígonos também se pode conhecer o perímetro dos mesmos, sendo esse o objectivo desta query.














Query 6 – Query do somatório da área de todos os polígonos criados. Também se pode somar o comprimento de todas as linhas substituindo a expressão por "select sum (st_length(the_geom)), user from linhas where linhas.user like '%Markus%'".











Query 7 - A realização desta query teve como objectivo saber quais os pontos que intersectam os polígonos existentes.









Query 8 - Na fase de edição no OpenStreetMap, não se atribuiu um nome a todos os polígonos, linhas e pontos desenhados. Com esta query foi possível saber apenas o nome dos polígonos cujo registo do campo "name" não é nulo.












Query 9 - Esta query foi realizada para se saber a distância entre as ruas onde existem áreas residenciais e as escolas, sendo os resultados restritos apenas a distâncias inferiores a 100m e por ordem decrescente.












Query 10 – Query do comprimento de cada linha criada bem como a sua designação e o tipo de rua.













Query 11 - Para além de ser poder saber o comprimento de cada rua também se pode saber a área de cada polígono, com o respectivo nome e "tipo de área".

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT