Geobox


Olá a todos!

Hoje venho falar da Geobox, que, e citando a wiki do mesmo, quer ser (ou já é mesmo) uma distribuição baseada no open source com software SIG pré instalado. Mas, ter aplicações SIG e plugins actualizados a todo o momento não é fácil. Então, espera-se uma pequena contribuição de todos no intuito de se obter uma distribuição SIG OSS (open source software) de sucesso!

A página (Wiki) apresenta-nos tudo o que precisamos de saber, bem como versões e formas de a obtermos e esclarecimento de dúvidas. É óbvio que uma Wiki é uma página que nunca está terminada, sugerindo-se por isso que cada um de nós a vá completando na medida em que está possa incluir cada vez mais conteúdo (checkem aqui como trabalhar e editar numa wiki). Assim, é fácil de visualizar na mesma que a última versão desta Geobox é a Geobox 2010 - Versão SASIG III (mais detalhes e informações em baixo ou podem consultar as 4 diferentes maneiras de instalarem esta distribuição no vosso computador na wiki - secção "6 - Installing Geobox") .

A título de exemplo aqui estão alguns dos elementos pré instalados nesta distribuição:
Server:
Javascript Libraries:

Adiantamento de alguns links úteis para instalação da Geobox:

Algumas instruções:

Para quem ainda é tenrinho/a no Ubuntu podem consultar:

Resumindo: Instalem e experimentem! Existem imensas razões para acreditar nestas soluções: são estáveis, personalizadas, não ficam nada a dever a soluções proprietárias e como cereja no topo do bolo.. são livres!

Qualquer dúvida que exista podem sempre colocar aqui nos comentários, recorrerem à lista da OSGeo Portuguese Local Chapter (OSGeo Portugal) ou utilizarem a wiki do projecto.

Um especial obrigado ao Professor Jorge Gustavo Rocha (a quem podem também contactar em caso de dúvidas) pelo trabalho que tem feito neste projecto e pela grande ajuda e impulsão que dá a esta área.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT