Locais de Culto do Concelho de Barcelos

1º Passo: Adicionar no Quantum Gis duas camadas (a CAOP2010 e os planet_osm_point) provenientes do PostGis. Para tal recorreu-se à ferramenta "Adicionar Camada PostGis". Nesta ferramenta foram elaboradas duas Query's de modo a restringir a selecção aquilo que se pretende. A primeira Query destinou-se a isolar o concelho de Barcelos enquanto a segunda Query teve como objectivo isolar os locais de culto.

1ª Query



2ª Query

2º Passo: Neste passo foi realizada uma máscara de modo a reunir apenas os locais de culto correspondentes ao concelho de Barcelos, que posteriormente foram exportados para um shapefile. De seguida, na ferramenta “PostGisManager” em “Load Data from Shapefile”, adiciona-se à base de dados “osm” os shapefiles criados anteriormente originando novas tabelas.

3º Passo: No GeoServer (http://localhost:8080/geoserver) foi criado um WorkSpace (Barcelos) e posteriormente criado uma Store (Add New Store - PostGis) como demonstra as imagens abaixo:

4º Passo: Este passo passou pela criação do estilo e para tal utilizou-se o programa UDig. Para adicionar a informação recorreu-se ao comando Layer – Add escolheu-se a opção Postgis e adicionou-se a shapefile “culto_bcl"


5º Passo: Neste passo foi criado um estilo para os locais de culto do concelho de Barcelos. Tal foi realizado com recurso às ferramentas do uDig (Style Editor) tal como demonstram as imagens abaixo:


6º Passo: Consistiu na exportação do estilo anteriormente criado para o formato sld através da ferramenta "export", com o nome "culto_barcelos"

7º Passo: No GeoServer, no separador Styles foi criado um novo estilo, com o nome culto_barcelos através do upload do ficheiro sld anteriormente exportado no uDig.

8º Passo: Para finalizar foi-se ao separador Layer Preview - Open Layers para a visualização do layer com o estilo criado.





0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT