3º Trabalho IPSIG

Para o terceiro trabalho do Módulo de Introdução à Programação em SIG fez-se o download da shapefile de Intensidade Sísmica do site do Atlas do Ambiente (http://sniamb.apambiente.pt/webatlas/).




No QuantumGis procedeu-se à importação da shapefile para a base de dados da geobox. Para tal, recorreu-se ao Plugin Postgis Manager, posteriormente, clicou-se em Load data to PostGis e fez-se o input da shapefile escolhida depois de desempacotada, finalmente atribuiu-se o código correspondente ao sistema de coordenadas IGOE (20790).



Seguidamente procedeu-se à verificação da importação no pgAdmin III, verificou-se que a tabela tinha sido incorporada.



Depois de confirmada a introdução dos dados na base de dados geotuga procedeu-se à configuração do GeoServer, como tal criou-se um novo Store para conter uma nova Layer e criou-se um estilo que expressa os dados que se pretendia representar.
Para utilizar o GeoServer digitalizou-se o seguinte endereço: http://localhost:8080/geoserver/.


Ai escolheu-se o PostGis no New data source.



Posteriormente criou-se uma Store.



Dentro da Store criou-se uma layer em que se definiram as suas principais características.



Definiu-se também o sistema de coordenadas e os limites.




Para a criação do estilo utilizou-se o programa UDig. Para a adição da layer seleccionou-se a Layer – Add escolheu-se a opção Postgis e adicionou-se a shapefile “sism”.






Para obter o mapa de intensidade sísmica por classes utilizou-se a função Change Style, em Theme foi possível escolher o atributo, o número de classes e a gradação de cores, neste caso específico escolheu-se como atributo a intensidade sísmica, definiram-se sete classes e colocou-se a escala de cores a variar entre púrpura claro e vermelho escuro, finalmente definiu-se a opacidade de 80%.




Para adoptar este estilo no GeoServer foi-se ao XML, no UDig, e copiou-se o código. Este código foi colado no novo Style ao qual foi dado o nome de Intensidade Sísmica.



Este estilo foi incorporado na layer no local Default Styles.




De seguida seleccionou-se a shapefile “Intensidade Sísmica” e depois o Layer Preview e posteriormente clicou-se no OpenLayers correspondente à shapefile pretendida.




O resultado obtido está representado na figura abaixo onde é possível ver a diferenciação das classes.



Trabalho realizado por Cláudia Cruz

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT