Locais de Culto do Concelho de Barcelos
1ª Query

2ª Query

3º Passo: No GeoServer (http://localhost:8080/geoserver) foi criado um WorkSpace (Barcelos) e posteriormente criado uma Store (Add New Store - PostGis) como demonstra as imagens abaixo:



4º Passo: Este passo passou pela criação do estilo e para tal utilizou-se o programa UDig. Para adicionar a informação recorreu-se ao comando Layer – Add escolheu-se a opção Postgis e adicionou-se a shapefile “culto_bcl"


5º Passo: Neste passo foi criado um estilo para os locais de culto do concelho de Barcelos. Tal foi realizado com recurso às ferramentas do uDig (Style Editor) tal como demonstram as imagens abaixo:

6º Passo: Consistiu na exportação do estilo anteriormente criado para o formato sld através da ferramenta "export", com o nome "culto_barcelos"
7º Passo: No GeoServer, no separador Styles foi criado um novo estilo, com o nome culto_barcelos através do upload do ficheiro sld anteriormente exportado no uDig.
8º Passo: Para finalizar foi-se ao separador Layer Preview - Open Layers para a visualização do layer com o estilo criado.
3º Trabalho IPSIG
No QuantumGis procedeu-se à importação da shapefile para a base de dados da geobox. Para tal, recorreu-se ao Plugin Postgis Manager, posteriormente, clicou-se em Load data to PostGis e fez-se o input da shapefile escolhida depois de desempacotada, finalmente atribuiu-se o código correspondente ao sistema de coordenadas IGOE (20790).
Seguidamente procedeu-se à verificação da importação no pgAdmin III, verificou-se que a tabela tinha sido incorporada.
Depois de confirmada a introdução dos dados na base de dados geotuga procedeu-se à configuração do GeoServer, como tal criou-se um novo Store para conter uma nova Layer e criou-se um estilo que expressa os dados que se pretendia representar.
Para utilizar o GeoServer digitalizou-se o seguinte endereço: http://localhost:8080/geoserver/.
Ai escolheu-se o PostGis no New data source.

Posteriormente criou-se uma Store.

Dentro da Store criou-se uma layer em que se definiram as suas principais características.

Definiu-se também o sistema de coordenadas e os limites.

Para a criação do estilo utilizou-se o programa UDig. Para a adição da layer seleccionou-se a Layer – Add escolheu-se a opção Postgis e adicionou-se a shapefile “sism”.


Para obter o mapa de intensidade sísmica por classes utilizou-se a função Change Style, em Theme foi possível escolher o atributo, o número de classes e a gradação de cores, neste caso específico escolheu-se como atributo a intensidade sísmica, definiram-se sete classes e colocou-se a escala de cores a variar entre púrpura claro e vermelho escuro, finalmente definiu-se a opacidade de 80%.

Para adoptar este estilo no GeoServer foi-se ao XML, no UDig, e copiou-se o código. Este código foi colado no novo Style ao qual foi dado o nome de Intensidade Sísmica.

Este estilo foi incorporado na layer no local Default Styles.

De seguida seleccionou-se a shapefile “Intensidade Sísmica” e depois o Layer Preview e posteriormente clicou-se no OpenLayers correspondente à shapefile pretendida.

O resultado obtido está representado na figura abaixo onde é possível ver a diferenciação das classes.

Trabalho realizado por Cláudia Cruz
Radiação Solar- Quantidade Total de Radiação Global (Kcal/cm2)
No site: http://www.apambiente.pt/Paginas/default.aspx
Descarregou-se a shapefille da Radiação Solar
2. Importação da Shapefille para a base de dados no Q-Gis:
3. No PG-Admin o resultado:
4. Adicionar uma nova layer no Geoserver:
5. Configuração das classes no U-Dig:
Do separador XML copiou-se o código para a criação de um estilo no Geoserver
6. Criação de um novo estilo:
8.Atribuição do estilo previamente criado:
9.Layer Preview:
3 Trabalho Prático_Carta do Solo
Para a realização deste trabalho foi necessário fazer o download da shapefile do Solo de Portugal Continental através do site do Altas do Ambiente.
A shapefile escolhida foi a carta dos solos.

Seguidamente, é necessário fazer a ligação da shapefile do Solo e a base de dados do PostGres SQL.

Depois dos dados importados, abre-se o pgAdmin , criada a tabela onde se consegue ver as propriedades dessa mesma tabela.

Cria-se a geometry da tabela, como se pode ver, como o sistema de coordenadas 20790 e com o tipo MULTIPOLYG.

Estabeleci a ligação com GeoServer, criei um novo Store e dentro deste um novo Layer.



Depois carrega-se no Publish para carregar as informação sobre a carta do solo.

E coloca-se o sistema de coordenadas, 20790.

Após a configuração do GeoServer, procedi à importação da shapefile para a base de dados da geobox utilizando o Plugin - Postgis Manager (“Import data”). Para a criar um estilo recorri à ferramenta “UDig”, seleccionei a opção Layer – Add e escolhi o Postgis.


Adicionei a shp Solo.

Para obter a carta dos solos por classes carreguei em cima da shapefile opção “Change Style”. Em “Theme” foi possível escolher o atributo, o número de classes e a gradação de cores. Escolhi a estilo- RdGy:dark red to light to dark gray.

Para conseguir criar este estilo no GeoServer fui a XML e copiei o código para o Style no GeoServer e no layer alterei o Default Style para solo.

Em layeres selecciona-se o layer solo e no separador publishing altera-se as definições, para seleccionar o estilo a anterior, “carta dos solos”.

De seguida carreguei no “Layer Preview” e em “OpenLayers” na linha correspondente à minha shapefile.

Paula Meireles