UE ajuda a cartografar a poluição


Boa Noite. Esta notícia foi enviada pela nossa colega Sara (um muito obrigado):

UE ajuda a cartografar a poluição:


Os mapas em tempo real da poluição do ar, dos solos e da água estão agora à disposição de todos graças ao projecto de investigação INTAMAP financiado pela UE. Este projecto desenvolveu um software de especificações abertas para elaborar mapas de contornos que não só mostram a localização exacta das áreas poluídas como ilustram de onde vem e para onde se dirige a poluição. Essa informação permite às autoridades públicas uma resposta mais rápida e adequada para resolver os problemas de poluição, permitindo simultaneamente aos cidadãos evitá-la. Investigadores da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Países Baixos e Reino Unido participaram neste projecto, que recebeu cerca de 1,8 milhões de euros de financiamento da UE. A aplicação da investigação no domínio das TIC em benefício dos cidadãos e das empresas europeias é um elemento fulcral da Agenda Digital para a Europa, adoptada pela Comissão em Maio de 2010 (ver IP/10/581MEMO/10/199 e MEMO/10/200).
Neelie Kroes, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Agenda Digital, afirmou que «o projecto INTAMAP é um bom exemplo de como a ciência pode melhorar a vida diária na Europa. Os mapas de poluição em tempo real podem ser um instrumento de importância crucial para as autoridades públicas na identificação das fontes de poluição e na resolução do problema. Podem igualmente ajudar os cidadãos a evitar casos de poluição como o smog.»
Até agora, em caso de derrame de petróleo em águas europeias, as medições podiam mostrar a área exacta afectada, mas muitas vezes não era fácil determinar o grau de poluição ou a sua origem. Sem esta informação, era difícil às autoridades públicas uma actuação rápida que abordasse eficazmente o problema.
Por exemplo, as decisões sobre quando proceder a uma evacuação de emergência baseavam-se em informações recolhidas junto de um número relativamente pequeno de estações de controlo que apenas cobriam um número reduzido de pontos de poluição, devido aos custo envolvidos. Sem informações sobre os níveis de poluição entre estações, os responsáveis não têm uma imagem exacta da extensão do problema.
Os investigadores do projecto INTAMAP desenvolveram um software que utiliza as medições feitas em locais específicos para elaborar um mapa de contornos em linha, que mostra a concentração de poluentes, com actualização em tempo real. Utilizando os denominados métodos de «interpolação», este mapa mostra o que está a acontecer entre os pontos de medição e dá-nos, por conseguinte, uma imagem mais exacta da situação. Uma vez que este sistema exige por vezes um longo período de processamento de dados, o software INTAMAP analisa o tempo disponível para determinar se se devem utilizar as técnicas de interpolação mais exactas para produzir um mapa de alta definição ou optar por uma avaliação mais rápida, menos sofisticada, para obter uma visão aproximada.
O software de interpolação de fonte aberta constitui o núcleo do projecto e está ligado ao mundo exterior através de serviços Web. Por exemplo, o sistema aceita dados não processados publicados na Web utilizando normas abertas desenvolvidas pelo Open Geospatial Consortium (OGC). Uma vez os dados processados, os serviços Web, que também seguem as normas OGC, podem criar mapas automaticamente, permitir a sua visualização na Web e actualizá‑los se necessário.
Aplicações

Por exemplo, os níveis de partículas de poluição atmosférica urbana e industrial podem variar entre locais pouco distantes entre si, pelo que alguém que vá para o trabalho de bicicleta pode utilizar o INTAMAP para calcular a sua exposição média aos poluentes e comparar diferentes itinerários. A autoridade alemã de protecção contra as radiações (Bundesamt für Strahlenschutz) está a utilizar o sistema INTAMAP para visualizar leituras horárias da radiação nuclear de tipo gama fornecidas pela Plataforma de Intercâmbio de Dados Radiológicos da União Europeia (EURDEP).
Antecedentes

O INTAMAP foi financiado ao abrigo do sexto programa-quadro de investigação da União Europeia. Durante três anos, nove centros de investigação da Áustria, Bélgica, Alemanha, Grécia, Países Baixos e Reino Unido desenvolveram o instrumento INTAMAP.
Sítio Web do INTAMAP: http://www.intamap.org/index.php

0 comentários:

Enviar um comentário

 
Copyright © MSIGOT