Boa Noite.
De modo a apresentar quais os procedimentos que utilizei para importar os dados que trabalhei no OpenStreetMap para o Postgis, onde posteriormente construí querys vou apresentar detalhadamente os passos que prossegui, co-adjuvados por screenshots demonstrativas do referido trabalho:
Passos que efectuei:
- Trabalhei a área referente á cidade de Santo Tirso no JOSM e no Merkaator
- Com o QGIS, importei os elementos trabalhos com o plugin correcto para o efeito (OpenStreetMap no menu Plugin ou nas Ferramentas)
- Passei esses elementos (Poligonos, Pontos e Linhas) para Shape usando o QGIS (menu de introdução rápida - vulgo click no botão direito do rato)
- Tendo as 3 Shapes obtidas, o passo a seguir foi passa-las para a projecção que os outros elementos da base de dados que já tinhamos em POSTGRES/POSTGIS, ou seja ETRS89PTM06 - Código EPSG 3763, pois, as shapes que vêm do OSM estão em WGS84 - Código EPSG 4326. Para este propósito, pode usar-se o QGIS ou o Arcgis, pelo que eu pessoalmente utilizei o Arcgis.
- Com as Shapes tratadas na projecção pretendida, segui-se a importação feita para o POSTGIS, e isto podia ser feito de alguns formas diferentes. Eu pessoalmente experimentei fazê-lo quer pelo plugin de importação do Postgres/Postgis de shapes, quer pelo plugin do Qgis chamado SPIT.
- Com as shapes importadas para o Postgres/Postgis, treinei algumas querys, que gravei e colocarei a seguir a alguns screenshots que seguirão estes breves pontos e que também vão conter alguns comentários.
JOSM

Imagem a ser carregada para o QGIS
Passagem para Shape
Passagem na Shape do WGS84 para o ETRS89 no QGIS
Transformação anterior mas agora em ARCGIS
Importação da Shape pelo Plugin do Postgres/Postgis
Importação das shapes para o Postgres/Postgis pelo QGIS
Agora as querys que usei:
Query para perceber os Comprimentos (St_length)
Query para as Areas (ST_Area)
Query com a soma total do comprimento das ruas (em KM)
Query com a soma total das áreas dos polígonos (em hectares)
Query com os perimetros (St_Perimeter) dos polígonos, ordenados do maior para o menor
Query que relaciona arruamentos contidos em códigos postais inseridos
Se possível, depois colocarei mais alguns trabalhos que entretanto vá fazendo :)
Cumprimentos, João Matos.
0 comentários:
Enviar um comentário